terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O QUE É SISTEMA DE ENVELOPES?


COMO ENVIAR TROVAS PELO SISTEMA DE ENVELOPES


Para remessas de trovas em concursos promovidos ou apoiados pela UBT - União Brasileira de Trovadores, a utilização padrão é a do "SISTEMA DE ENVELOPES" cujo objetivo é padronizar as trovas para preservar o sigilo da autoria:

1) Datilografar ou digitar o tema e a trova na face externa de um envelopinho de cor branca, medindo aproximadamente 8 x 11 cm (não é tamanho carta, é um envelope menor, de convite). Não será aceita trova manuscrita.

2) Colocar dentro desse envelopinho uma papeleta com a identificação do autor da trova, seu endereço completo, telefone, e-mail  e assinatura. Em seguida, lacrar o pequeno envelope, para manter o sigilo exigido nos concursos.
3) Colocar esse envelopinho dentro de outro maior e remeter para o endereço do concurso. Como remetente, colocar sempre "Luiz Otávio", e repetir o endereço do destinatário.

a) Nos concursos em que se possa concorrer com mais de uma trova, todas elas poderão ser enviadas juntas, ou seja, cada qual em um pequeno envelope e todas dentro de um único envelope maior.

b) As trovas a serem enviadas para os concursos deverão ser inéditas, ou seja, não poderão ser trovas já premiadas, nem já publicadas.
c) Trovas enviadas para um concurso e não premiadas, nem divulgadas poderão ser reaproveitadas em concursos posteriores.

d) Eventualmente algum concurso estipula, no Regulamento, que o remetente seja outro nome, e não "Luiz Otávio". Atentar para esse detalhe e seguir o que o regulamento solicita.

OBSERVAÇÕES

I: Se não constar no regulamento específico, não é obrigatória a utilização da palavra-tema na trova (pode ser cognata, ou nem constar, desde que fique claro o sentido da mensagem, em relação ao tema exigido).

II: A divulgação dos concursos em andamento e os resultados consta de Informativos e também de vários sites. O www.falandodetrova.com.br é um deles.

III: Se eventualmente um concurso não utilizar o "Sistema de Envelopes", leia com atenção o regulamento do mesmo, para não correr o risco de ter seu trabalho desclassificado sumariamente.

IV: A partir de 2015 os concursos estaduais/nacionais de trovas líricas/filosóficas, por determinação da UBT Nacional, terão que dividir os concorrentes em "VETERANO" e "NOVO TROVADOR". Se você ainda não conseguiu três premiações a nível nacional, escreva abaixo da trova que enviar: "NOVO TROVADOR". (Boletim da UBT Nacional, nove/2014, pág. 06)

RECOMENDAÇÕES

I: Não inicie todos os versos com letra maiúscula, muito menos digite a trova toda só com maiúsculas, obedecendo sempre a todas as pontuações.

II: Evite enviar simultaneamente para mais de um concurso a mesma trova.

III: Nunca deixe para enviar os trabalhos nos últimos dias. O Correio pode atrasar-se e a maioria dos concursos considera a data de chegada e não a de postagem. Que é outro detalhe a ser visto no regulamento.

IV: Se for premiado, avise em tempo hábil, após receber a competente notificação, se poderá ou não comparecer. Caso compareça, não se esqueça de entrar em contato depois e emitir o seu parecer sobre o evento. As Comissões Organizadoras necessitam muito desses cuidados aparentemente tão simples. Afinal, elas passam o ano todo trabalhando por você.

No mais, concorra sempre. Boa sorte!
Fonte: http://www.falandodetrova.com.br/comoenviar

Exemplo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário